domingo, novembro 12, 2006

Não tem jeito. As ruas de Salvador são uma merda mesmo.

Nos quase 8 anos que morei em Campinas, praticamente não pegava engarrafamentos. Salvo uma ou outra ida para o centro ou para São Paulo, eu dirigia nas pacatas ruas de Barão Geraldo, ou no meio da manhã indo pra Unicamp ou às 11 da noite saindo da aula para casa (ou para o bar...).

Desde julho, estou de volta ao trânsito caótico de Salvador, repleto de motoristas mal educados, barulhentos e ignorantes. E o pior é que estou descobrindo que isto é altamente contagioso...

Sinalizar antes de mudar de faixa é uma utopia por aqui. Mas não é por acaso: se um carro dá seta para trocar de pista, o outro acelera para lhe tomar a frente. A solução encontrada pelos baianos é o que a galera de minha sala chamava de "mudança instantânea de faixa", manobra que, segundo reza a lenda, era especialidade de nosso colega "Miseravão" (por sinal, soteropolitano).

Outro as aspecto interessante das ruas soteropolitanas é a musicalidade. Todo mundo sabe que a Bahia é um dos principais celeiros musicais do Brasil. Não contar com essa sonoridade no trânsito seria até um desperdício. Assim, as buzinas são acionadas por todo e qualquer motivo, gerando uma sinfonia irritante nas ruas de Salvador.

Finalmente chegamos às rotatórias, também conhecidas como rótulas por aqui. Atenção turistas e demais motoristas de outros estados: na Bahia, quem está na rotatória NÃO TEM PREFERÊNCIA. É um absurdo! Perto de minha casa (na rotatória do Ponto 7, na Pituba), é um mangue total. Quando chego na rotatória vindo da orla e paro, advinha o que o motorista que vem atrás faz? Buzina, claro. Quando estou na rótula e não paro para quem vem da orla, advinha o que acontece? Mais buzina. Como serviço de utilidade pública, vou transcrever o Código de Trânsito Brasileiro (Cap. III, Art. 29):

III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;


Tenho dirigido muito pouco nos horários de pico. Saio de casa por volta das 7:30 para uma viagem de 15 minutos apenas. Na hora do almoço, mais dois percursos iguais a este e pronto. A volta já não é mais em horário de muito movimmento. Mesmo assim, estou cada vez mais soteropolitano na direção.

Dar passagem? AONDE!!!!!!??????? Na minha frente? COLÉ!!!????

Quem me chamou atenção para este fato foi meu primo, que esteve por aqui semana passada. Segundo ele, estou com uma "direção muito agressiva". Realmente não tenho sido o motorista mais solícito no que se refere a dar passagem. Mas eu faço questão de, na rotatória do Ponto 7, por exemplo, mostrar de quem é a preferência. Eu acho que estou fazendo minha parte dessa forma... Claro que eu tento fazer isso com certa responsabilidade, pois apesar de ter saber quem estaria errado numa eventual bbatida, eu sei a dor de cabeça que isso traria.


Hora do rush em Salvador


6 Comments:

Blogger Jana Viscardi said...

Curioso o q nos causa esse transito... escrevi um texto sobre isso há uns meses atrás...
Vou botar lah no meu blog.
E q venham as buzinas (e nossa paciencia...)
Beijos
Jana

11:26 PM  
Blogger Unknown said...

Que saco mesmo...Ao ler o texto me peguei ouvindo as buzinas e vendo as cenas descritas...creda!
Abração GIGA

4:04 PM  
Blogger George Bezerra said...

Rapaz, fale sério essa loucura em salvador. Não quero nem saber, em janeiro to ai comendo água no meio dessa muvuca, ahaha.

Abração B4, bom texto.

10:26 PM  
Blogger Mari said...

olha, um b4!
hahaha te vi no blog do maluco.
achei engraçado vc falar do trânsito em salvador pq meus pais passaram um fds aí faz um mês e minha mãe fez comentários parecidos. ela não visitava a sua terra desde a década de 70 e ficou impressionada com o trânsito.
mas vou te dizer que em campinas o povo tb não é fã de dar seta não, principalmente no balão aqui perto de casa. sem falar nas ruas que de repente mudam de mão.


beijos

10:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo texto! Um retrato fidelíssimo do que é o trânsito de Salvador. Sou de SP e moro aqui há algum tempo e algumas amigos que já vieram me visitar dizem a mesma coisa: estou com a direção agressiva.

Estou tentando voltar ao que era antes, mas como é difícil lidar com esses motoristas daqui!

abs!

2:25 PM  
Blogger FAU said...

O pior é que a tendência é que o trânsito de SSA fique cada vez mais caótico...
Não tem espaço para criara avenidas que desafoguem as ruas...
É um inferno sair de casa umas 18h tá tudo engarrafado...
Um saco!
Flávia

7:41 PM  

Postar um comentário

<< Home