sexta-feira, dezembro 08, 2006

Ridículo! Absurdo!

Ridículo:
do Lat. ridiculu, que provoca o riso
adj.,
que provoca ou desperta o riso ou o escárnio;
irrisório;
de pouco valor;
insignificante;
s. m.,
pessoa ou coisa ridícula.
meter a -: expor à troça;
prestar-se ao -: dar motivo a ser escarnecido.

Absurdo:
do Lat. absurdu
s. m.,
contra-senso, disparate, dislate, tolice, paradoxo;
adj.,
contrário à razão, ao senso comum;
ilógico, contraditório, paradoxal.


Essas são apenas duas - das mais educadas - palavras que eu tenho para definir a CBF - Confederação Brasileira de Futebol - depois da divulgação do Ranking Nacional de Cluber 2006.

Como o time campeão da Taça Libertadores da América e vice-campeão brasileiro fica em 8º?? Como o time vice-campeão da mesma Libertadores e campeão do Brasileirão 2006 aparece apenas em 5º?? Não dá para entender. Ah, a Libertadores não foi levada em conta? Ué? Só porque a competição não é da CBF ela simplesmente ignora o título mais almejado e um dos mais difíceis do continente???

Bom, primeiramente o critério definido pela CBF para a pontuação está totalmente confuso. Confira aí do lado. Fala-se em uma pontuação de 60 pontos para o campeão da série A, por exemplo, e 3 para o campeão da Copa do Brasil... Mas como se chega às pontuações dadas a esses dois times, São Paulo e Flamengo, que igualam 1819 e 1860 pontos, respectivamente???
Não faço a menor idéia.

Neste ponto, chegamos ao primeiro absurdo crasso da classificação: os times que disputaram a Libertadores 2006 não disputaram a Copa do Brasil. Ora, que critério mais sem critério! Considera-se um campeonato que alguns times não puderam participar porque já estavam em outro, maior, e esse é desconsiderado!! Muito justo!

E como, pelo amor de Deus, justificar o Corinthians em 2º lugar, se ele não participou da Copa do Brasil (CB) e teve uma campanha tão medíocre no Brasileirão?!?! Isso é ridículo!!!

Fora outras colocações surreais:

O Guarani, rebaixado para a Série C do Brasileirão e para a Série A-2 do Paulistão 2007, em 13º lugar, enquanto o Figueirense, 7º melhor time da Série A e campeão Catarinense, fica com uma inexplicável 42ª colocação!

O Bahia, que permanece na Terceirona em 2007 e foi desclassificado na primeira fase da CB na frente do arqui-rival, Vitória, que conseguiu uma honrosa ascenção à sérieB e só foi eliminado pelo Cruzeiro nas Oitavas de Final da CB... ???????

Não entendi nada.

Basta ter um pouco de bom senso para ver que este ranking divulgado pela CBF é uma piada. E não adianta nem esclarecer os critérios absurdos que foram utilizados; não importa. Qualquer torcedor com resquícios de um censo crítico o classificaria como ridículo.

Fontes:

3 Comments:

Blogger aedu said...

Caro B4,

O absurdo não é a colocação do SPFC no ranking,
disparate maior é a presença do Corinthians em tal lista, time de realizações imensuráveis
ao lado de meras agremiações chutadoras de bolas de couro.
Veja as fotos da invasão de corinthiana de 76
e o artigo do tricolor fluminense
Nelson Rodrigues e me diga se tenho ou não razão.

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2006-12-03_2006-12-09.html

se não der certo procure no blog do juca,
postado à 05/12/2006.

Grande Abraço.

9:10 PM  
Blogger Renato said...

B4, não se estresse, a CBF não manja nada de futebol. Ao mesmo tempo que faz esse ranking, entrega a taça de campeão brasileiro ao SPFC e dá também os prêmios de melhor técnico e melhor jogador do campeonato. Sem contar mais meio time que ganhou como melhor na posição, sem contar melhor defesa e melhor ataque.... Realmente a CBF é desprezível. Não há hoje um time no Brasil que sequer chegue perto da vitorosa história do atual campeão brasileiro e mundial (em tempo). Saudações tricolores!

12:39 AM  
Blogger b4 said...

Dudarov,
Saibas que és possuidor de uma profunda admiração. Poucos corinthianos são tão sensatos quanto tu.
Porém, confesso que não saberia concordar ou discordar de você, simplesmente porque fiquei perdido no seu comentário. Não entendi ao certo a sua posição, se você discorda do 2o lugar do seu time ou de minha crítica a esta ordenação. Mas estou pendendo a achar que você concorda comigo que o Corinthians não merecia estar no topo deste ranking. Neste caso, vislumbro seu desespero ao constatar que a torcida que possui o time, como foi comentado no blog de Juca Kfouri, tenha de suportar um time tão lamentavelmente relapso quanto o Timão de 2006. Certamente o texto Rodriguiano traduz muito bem a força e a paixão dos corinthianos; paixão esta que muitas vezes termina por cegá-los e roubar-lhes o bom senso.
Mas pegando novamente o fio da meada, acredito que o Corinthians se perdeu nas mãos de um mercenário a procura de uma máquina de lavar para limpar seus milhões de dólares. A Fiel então assumiu uma postura lamentavelmente comum no Brasil, omitindo-se de uma forma egoísta. Uma hora, porém, a casa cai. Junta-se um bando de mercenários em um "time" e a disputa de egos torna o ambiente insuportável. Futebol é mais do que isso.

10:03 PM  

Postar um comentário

<< Home